O aumento da popularidade das haburguerias pelo Brasil fez com que o Molho Barbecue se tornasse bastante conhecido e procurado, mas afinal, qual é a sua origem e como é feito?

O Barbecue é um molho para churrasco muito utilizado nos Estados Unidos. Surgido na região sul do país, seu nome significa “churrasco”.  A palavra tem origem no termo “barbacoa“, palavra utilizado pelos nativos de lucatã para nomear as carnes assadas em buracos no chão. Entretanto os franceses afirmam que a origem do termo é deles e vem de “barbe à queue” que significa “da barba à cauda” e é utilizada para nomear uma rés assada inteira no espeto.

Esse molho é normalmente utilizado para acompanhar carnes assadas, principalmente as suínas, mas no Brasil ganhou a dimensão de acompanhar blends de hambúrguer de carne bovina e a combinação foi um sucesso.

Tomate e vinagre formam a base da receita, mas nos EUA, por exemplo, a receita ganha variações de acordo com o seu estado de origem. No Kansas o molho é mais expesso, picante e algumas vezes doce, levando melaço ou açúcar mascavo. No Alabama é produzida uma versão White do molho, feito a base de maionese e seu uso é voltado para carnes de frango.

Porém não se engane com os molhos barbecue prontos que você encontra na prateleira do supermercado. Eles estão muito aquem de um molho barbecue rústico preparado na hora, com ingredientes naturais e da mais alta qualidade e origem.

O Molho Barbecue Rústico da Yellow House é inspirado nos molhos americanos, a base de tomate, açúcar mascavo, vinagre e outros ingredientes que conferem o tom agridoce, amadeirado e com o defumado característico. Produzido diariamente, é a grande estrela de dois hambúrgueres que a casa produz: América e Baby Barbecue.

 

O América, com pão de brioche e hambúrger de 180 gramas, combina o bacon e o queijo provolone, que acentuam o tom defumado, Molho Especial (mais um dos nossos molhos gourmet, replicando a receita do Molho Especial McDonald’s) e se completa com uma farta camada do Molho Barbecue Rústico da Yellow House Burger. Tudo isso acompanhado de uma porção de Fritas ou Onion Rings. Resultado: um sucesso de sabor e satisfação.

 

 

Uma versão diminuta do América é o Baby Barbecue. Com pão de hamburguer 50g e hambúrguer de 110g, sem bacon mas com farta camada de Queijo Cheddar Polengui, picles de pepino, cebola roxa marinada e uma espessa camada do Molho Barbecue Rústico da Yellow House Burger. Resultado: uma solução deliciosa e econômica para uma fome moderada.