Provavelmente você já deve saber que um hambúrguer gourmet se relaciona com a alta gastronomia, não é verdade? Capaz de se diferenciar pela qualidade dos ingredientes, a sua produção vem se expandindo a cada dia e, atualmente, o produto já é considerado, por muitos consumidores com paladar refinado, uma opção para substituir uma refeição, tanto diurna quanto noturna.

Com base nisso, resolvemos desenvolver um pouco mais sobre o assunto e mostrar as reais diferenças entre um hambúrguer gourmet e um hambúrguer comum. Além disso, vamos falar sobre o termo gourmet e qual é a diferença dele para o produto artesanal. Se você tem interesse e quer saber mais, continue com a leitura do artigo!

O que significa o termo gourmet?

A palavra apareceu, inicialmente, em um livro gastronômico de 1825 e está relacionada a um ingrediente, um prato ou uma preparação mais requintada, que esteja associada a um ideal de cultura nas artes culinárias.

Isso significa que, originalmente, o termo se associa a uma comida da alta gastronomia, ou seja, feita por meio de preparações específicas e, em especial, com ingredientes mais nobres e cheios de qualidade.

Para utilizar a palavra gourmet dentro da gastronomia, é essencial que ter uma identificação cultural e buscar elementos que estejam por trás de produtores que saibam valorizar cada etapa de cultivação do alimento, como os pequenos produtores orgânicos. Além disso, é elementar conhecer as técnicas de preparo e utilizá-las respeitando a necessidade de cada ingrediente.

Qual é o diferencial de um hambúrguer gourmet?

Normalmente, os hambúrgueres tradicionais são compostos por uma carne processada e demais ingredientes sem boa procedência. Já o hambúrguer gourmet é mais procurado por consumidores com um paladar mais refinado e que possuem uma ligação maior com a alta gastronomia, já que os produtos se diferenciam pela qualidade de origem de cada ingrediente e, consequentemente, pela qualidade do item final.

Eles são produzidos de uma forma mais manual e caseira. As carnes são feitas com técnicas profissionais e, em geral, no próprio estabelecimento. Nelas, utilizam-se somente um blend de carne com uma determinada porcentagem de gordura, que assegura a suculência e o sabor do produto.

Além disso, utiliza-se pães que sejam mais macios ou até mesmo feitos artesanalmente. Os demais acompanhamentos também se destacam pela qualidade. O produto é entregue com mais rapidez, nos pontos dos ingredientes apropriados e em embalagens mais apropriadas e sustentáveis.

Vale mencionar que um hambúrguer gourmet pode variar desde um mais tradicional, composto somente da carne, do pão, do queijo e de uma salada fresca, até um mais incrementado, com elementos mais nobres. O importante é a forma como ele foi manuseado e principalmente a procedência de cada ingrediente usado na preparação.

Qual a diferença entre o gourmet e o artesanal?

Enquanto a definição de um produto gourmet tem a ver com a ideia de alta gastronomia, envolvendo a cultura e a arte culinária, o produto artesanal é aquele feito manualmente, independente da qualidade dos produtos.

Isso significa que um hambúrguer gourmet, como já mencionamos, é composto por ingredientes frescos e valorizados. Além disso, são utilizadas técnicas que respeitam cada ingrediente e as suas necessidades. Já um hambúrguer artesanal é aquele feito de forma mais manual em todas as preparações, incluindo a fabricação do pão.

Pronto! Agora que você já viu qual é o diferencial de um hambúrguer gourmet, que tal incluir o produto em sua hamburgueria e chamar ainda mais a atenção dos seus clientes? Não se esqueça de que essa é uma forma de se diferenciar no mercado e de produzir com mais sabor e qualidade.

Se você gostou do artigo, compartilhe em suas redes sociais e mostre aos seus amigos qual é o diferencial de um produto gourmet. Até mais!

 


Por Experiências de Consumo